Algumas vezes, um veículo automático, especialmente com
tração dianteira, equipado com transmissão automática,
poderá apagar o motor quando se parar em um semáforo, após
o mesmo ter alcançado sua temperatura normal de trabalho.
Quando o motor é acionado novamente, e alavanca colocada em
“D”, o motor imediatamente morre novamente. Este problema
às vezes se repete até o motor esfriar. Isto é causado por
uma embreagem existente dentro do conversor chamada
“embreagem do conversor de torque” ou TCC, que está
falhando quando deveria ser desaplicada pelo sistema. (Esta
embreagem serve para eliminar a patinação causada pelo
acoplamento fluido entre o motor e a caixa e assim aumentar
a eficiência do carro automático, semelhante à embreagem de
um carro com cambio manual).
O problema não ocorre quando o conjunto motor/transmissão
está frio devido ao um sensor de temperatura que impede a
embreagem interna do conversor de torque de ser aplicada
antes da transmissão aquecer.
O cárter da transmissão deverá ser removido para se
inspecionar quanto a resíduos causados por danos internos
que poderia estar contaminando o sistema. Se o cárter
estiver relativamente limpo, então o solenóide que controla
a embreagem do conversor pode estar defeituoso e deverá ser
substituído.
Somente em caso de emergência, você poderá localizar o
chicote que alimenta a transmissão e desconectá-lo da
mesma. Ele está localizado na frente da caixa de cambio,
nos veículos com tração dianteira, e pode ser localizado
facilmente olhando-se a transmissão por cima. Numa
transmissão com tração traseira, o chicote está localizado
no lado esquerdo da caixa (lado do motorista). Uma vez que
a caixa esteja desconectada, a embreagem do conversor de
torque não será aplicada. O chicote permite outras funções
da transmissão, e provavelmente a luz de diagnóstico da
caixa ou caixa e motor acenderá, após se desconectar o
chicote. Não dirija continuamente o veículo nestas
condições. Este procedimento é somente para possibilitar a
condução do veículo até sua oficina de confiança!
Se o sintoma continuar após o chicote haver sido
desconectado, então existe um problema mecânico com o
conversor de torque ou com a transmissão em si.

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